Pages

Ads 468x60px

Sample text

Sample Text

quinta-feira, março 01, 2012

Porto de Galinhas, IMPERDÍVEL!


As piscinas naturais com águas de um azul incrível, salpicadas de peixes coloridos e corais, transformam Porto de Galinhas ( a 70 quilômetros de Recife) em um grande aquário a céu aberto. O azul esverdeado das águas cristalinas, os coloridos vibrantes dos peixes tropicais, o branco dos bancos de areia e o azul intenso do céu tornam a cidade irresistível. Descubra agora 10 motivos para eleger Porto de Galinhas o seu próximo destino de viagem.

1-    Porto de Galinhas
A extensa faixa de areia branca com coqueiros e águas transparentes que fica na vila Porto de Galinhas é a mais frequentada da região. É de lá que na maré baixa, partem as jangadas levando os turistas até as principais piscinas naturais da região, formadas pelas águas retidas nos belíssimos corais. Em algumas delas, os visitantes podem mergulhar em meio a centenas de peixe. Em outras, só vale apreciar a clicar, como é o caso da incrível piscina que tem o formato da bandeira do Brasil. A praia possui várias barracas e restaurantes, alguns com músicas ao vivo durante o almoço. O mar é bastante calmo; dá para se esbaldar com as crianças. As jangadas para passeios são alugadas na própria e levam 5 minutos para chegar até as piscinas.

2-    Camboa
Um daqueles lugares em que você pode adormecer ouvindo apenas o barulho das ondas quebrando na areia e o vento batendo nos coqueiros. É a típica praia de acesso mais restrito que vale pela tranquilidade. Para chegar lá, apenas de bugue ou a pé, pelas praias de Muro Alto ou de Cupe. A areia clara e a vegetação de mangue agraciam essa faixa de orla praticamente deserta. Quando a maré está baixa, é possível desfrutar das deliciosas piscinas naturais.

3-    Muro Alto
O destaque da paisagem é a enorme barreiras de recifes que se erguem por quase toda a sua área, formando um grande “lago natural” com 2,5 quilômetros de extensão de águas calmas e transparentes. A dica é dedicar tempo e energia a esse trecho da orla de Porto. Para aproveitar o visual inspirador, há boas opções de passeios de caiaque, jet ski ou jangada. A praia abriga os resorts mais luxuosos da cidade.

4-    Cupê
Os 4 quilômetros de praia dividem-se em duas partes. Do lado direito, as ondas fortes atraem os surfistas para as águas azuis, constantemente agitadas. Do lado esquerdo, na maré baixa, há piscinas naturais menos evidentes do que as de Muro Alto e Porto de Galinhas, mas que nunca secam totalmente. A paisagem é variada: os densos coqueirais contrastam com as diversas casas de veraneio e os hotéis. As boas opções de hospedagem ali vão desde pousadas charmosas até grandes hotéis com boa estrutura.

5-    Maracaípe
Leva a fama de ter as melhores ondas para surfe de Pernambuco, abrigando campeonatos nacionais e internacionais. É o clássico point da moçada. Há um espaço para eventos que recebe shows de reggae, música pop e axé music que deixam a praia lotada, especialmente no verão. Na areia, há barracas de palha que servem boas comidinhas e drinques, mas a melhor pedida é um refrescante açaí. Para quem prefere mais tranquilidade, basta se empenhar em uma caminhada à beira-mar até trechos menos badalados da praia.

6-    Pontal de Maracaípe
Chegue antes das 5 da tarde, sem falta! A praia tem o pôr do sol mais incrível de Porto de Galinhas, além de uma paisagem pra lá de exclusiva: é ali que o rio Maracaípe desemboca no oceano formando um belo mangue. É possível tomar um fantástico banho de água doce na saída do mar. Também há passeios de jangada em que são grandes as chances de avistar cavalos-marinhos. Além disso, os bons ventos são ótimos para a tribo do Kitesurfe, que deixa o mar mais divertido com as coloridas velas.
Para os mais dispostos, vale acessar o mangue de caiaque ou a pé para fazer um passeio ecológico pela região e conhecer de perto o ecossistemas de pequenos animais que vivem na vegetação, como siris, ostras e caranguejos.

7-    Enseadinha
Também entra no seleto grupo das praias bastante reservadas e com pouca infra-estrutura turística. Na Enseadinha, dá para conferir com privacidade a paisagem marcada por mangues, recifes, areias finas e grandes coqueirais. Por ficar ao lado do Pontal de Maracaípe, possui alguns atrativos semelhantes aos da vizinha, como o mangue e a água doce. Exibe ainda uma grande faixa de piscinas naturais que aparecem na maré baixa, um atrativo a mais em um destino tão belo quanto remoto.

Passeios e atividades:

8-    Mergulho
Em quase todas as praias de Porto dá para se divertir com as piscinas que se formam na maré baixa, de águas mornas, limpas e claras, reunindo peixes ornamentais que não se intimidam nada com a presença dos visitantes. Com uma máscara de mergulho, você vai poder aproveitar melhor o programa apreciando a beleza das piscinas, seus peixes e corais. Há fotógrafos que fazem fotos subaquáticas no local.
Se você tem certificado de mergulhador ou está disposto a um “batismo”, há também saídas para mergulhos autônomos em belíssimas barreiras de corais e naufrágios.


9-    Bugue
Passeio imperdível, especialmente para quem está com pouco tempo para apreciar a região. Não dá para perde a chance de cruzar trilhas e praias distantes a bordo dos convidativos bugues, que podem ser alugados em diversos pontos da vila de Porto de Galinhas. Há vários trajetos, desde os que levam ás praias mais badaladas, como Muro Alto e Maracaípe, até os que incluem trilhas mais exclusivas para praias isoladas.

10- Surfe
Se, mais do que sombra e água fresca, está em busca de adrenalina e boas ondas, você precisa conferir de perto os cenários desse deslumbrante litoral pernambucano. Não é por acaso que, nos últimos anos, Porto de Galinhas consolidou-se com um dos mais requisitados cenários de competições nacionais e regionais de sufe. As praias de Maracaípe e Cupê são as mais cobiçadas pela tribo do surfe. Na primeira, graças à formação de uma baía natural, são registradas ondas de até 2 metros.



0 comentários:

Postar um comentário