Pages

Ads 468x60px

Sample text

Sample Text

terça-feira, dezembro 20, 2011

Top 10 México


1-     Pirâmides

As Pirâmides de Teotihuacán, um dos conjuntos arquitetônicos mais monumentais do mundo, ficam a uma hora da Cidade do México. Foram o centro de uma cidade que chegou a ter mais de 100 mil habitantes em seu auge, por volta do século 6. Mas, para quem não planeja sair da cidade, dá para ir de metrô (estação Tlatelolco) até a Plaza de las Tres Culturas, onde se vêem ruínas das Pirâmides Tlatelolco – construídas por um ramo do povo asteca no século 14 – ao lado de edifícios coloniais e modernos.

2-     Centro Histórico

O Zócalo não é só uma das maiores praças do mundo. É  a síntese da história e do espírito do México. A leste fica o Palácio Nacional, um edifício de mais de 200 metros de fachada construídos pelos espanhóis em 1692 sobre as ruínas do palácio do imperador asteca Moctezuma II. Ao norte, a Catedral Metropolitana tem missas acompanhadas por mariachis todo domingo, às 19h. Em seu calçadão, ambulantes vendem qualquer coisa que esteja ligada ao folclore mexicano.

3-     Gastronomia

Sejam degustados na rua, ou em um restaurante sofisticado, os pratos da culinária mexicana são magníficos. As calçadas estão repletas de barraquinhas, mas um lugar bem garantido para atacar quesadillas, tacos e tostadas é La Merced, um mercado tradicional a leste do Zócalo. Para fãs de alta gastronomia, há restaurantes como Pujol, que está entre os 50 melhores do mundo na lista da San Pellegrino.

4-     Basílica de Guadalupe

Em 1531, um nativo convertido ao cristianismo teve uma visão de Virgem Maria com traços indígenas. Desde então, foram atribuídos à Virgem de Guadalupe inúmeros milagres, que levaram a construção da Basílica de Guadalupe, por volta de 1700, onde outrora ficava o Templo do Sol dos astecas. Hoje, ela é a santa padroeira oficial do México.
5-     Museu de Antropologia

Nos 4 km² de areia verde, lagos, zoológicos e museus do Bosque de Chapultepec fica o Museo de Antropologia (mna.inah.gob.mx), um dos melhores do gênero no mundo. Suas 12 galerias do térreo expõem artefatos de todos os povos do México pré-colombiano. No andar de cima ficam as galerias etnográficas, dedicadas aos ameríndios que hoje habitam o país.  

6-     Noite descolada

A resposta mexicana para Soho é a Colonia Condesa, onde a boemia estilosa procura os mais novos restaurantes, bares e lojinhas de designers independentes. Mas as noitadas não se limitam ao bairro: a casa noturna do momento, por exemplo, é o Pasaje América (pasajeamerica.tv), que fica no Centro.

7-     Ringues de luta livre

No México, as acrobacias de lutadores mascarados de lucha libre só perdem em popularidade para o futebol. Personagens como El Santo ganham status de lendas nacionais. Os melhores lugares para assistir são a Arena Coliseo, no centro histórico, às 17h dos domingos, e a Arena México, na Colonia de Los Doctores, às 20h30 das sextas. Informações no Conselho Mundial de Luta Livre (cmll.com).

8-     Museo Frida Kahlo

A casa azul, é onde a mais conhecida pintora mexicana nasceu, em 1907 e viveu com Diego Rivera até morrer, em 1954. Nas décadas de 1930 e 1940 foi também um ponto de encontro de intelectuais mexicanos. Em 1958, converteu-se no Museo Frida Kahlo (museofridakahlo.org.mx), onde permanecem intactos móveis e objetos que testemunharam umas vida trágica, mas inspiradora.
9-     Mariachis

Não há lugar melhor para pagar por uma canção ao vivo acompanhada por violões e trompetes do que na Plaza Garibaldi, onde o estilo nascido no estado de Jalisco se fez famoso. Para derrubar a timidez, não faltam por lá barzinhos vendendo shots de tequila. Os mariaschis estão aí a qualquer hora, mas a coisa fica agitada das 20h às 24h.

10- Espetáculos

É no impressionante Auditório Nacional (auditório.com.mx), no Bosque de Chapultepec, que as principais turnês internacionais fazem sua parada no México. Atrás dele fica o Centro Cultural Del Bosque (ccb.bellasartes.gob.mx), com seis teatros que recebem as principais peças do país desde a década de 1950. Já a Sala Nezahualcóyotl, é a sede da orquestra da Universidade Autônoma do México.





 

0 comentários:

Postar um comentário